Relações Públicas para Públicos Específicos

Anterior Voltar Próxima

 

10 ANOS DE CREDIBILIDADE

 

Organização

Grupo de Profissionais de Relações Públicas de Santa Catarina

Profissionais Responsáveis

Antônio J. M. Cabreira e João Carlos Bressane

Ano da Premiação

1991/1992

 

PELA PROFISSÃO: UM TRABALHO PROFISSIONAL

Este trabalho tem a finalidade de relatar o trabalho de três profissionais de Relações Públicas que atuam no mercado de Santa Catarina, mais especificamente em Florianópolis. É o resumo de 10 anos de atividades do "Grupo de Profissionais de Relações Públicas".

CENÁRIO

Santa Catarina tem 1,1% de território brasileiro, 3,3% de sua população e doa quase oitocentos e cinqüenta mil alunos matriculados do primeiro grau ao nível superior, mas somente quarenta cursando jornalismo, no único Curso de Comunicação, na Universidade Federal de Santa Catarina, no ano de fundação do Grupo.

A comunidade não conhece o verdadeiro significado de Relações Públicas, por falta de profissionais que promovam a profissão e a representem em todos os segmentos da população.

De repente, "nos descobrimos, três profissionais legalmente habilitados ao exercício e com boa folha de serviços prestados como profissionais, professores, dirigentes de órgãos de classe. Não sabemos de outros, afinal, este Estado tão bonito e organizado econômica e socialmente, é zona livre para falsos profissionais em vários setores e vindos de diferentes origens. Precisávamos ir à luta".

COMO NASCEU O GRUPO

O SENAC convidou um dos profissionais para ministrar um "cursinho de RP" em seu Centro de Formação Profissional. Como resposta, ouviu: "em Relações Públicas, a gente não dá um ‘cursinho’. É necessário fazer curso superior". Mas esse profissional prometeu manter contato com outros e estudar a possibilidade de realização de alguma coisa na área, com o apoio do SENAC.

No dia 14 de abril de 1981, Antônio Cabreira, João Carlos Bressare e Kátia Moleri Passos, numa das mesas do restaurante Ataliba, em Florianópolis, resolveram fazer um ciclo de palestras sobre o tema.

Ficou também decidido, como não havia nenhuma entidade de classe no Estado, que haveria necessidade de criar uma embalagem para evitar que se falasse "...eu, o fulano e o sicrano, com o SENAC, estamos promovendo..." e assim por diante. Então, "decidimos que o grupo, a partir daí, passaria a denominar-se ‘Grupo de Profissionais de Relações Públicas’".

OBJETIVOS

Nesta mesma reunião ficou estabelecido que o Grupo, além de desenvolver essa atividade com o SENAC, teria de desenvolver um trabalho de divulgação da profissão e, na medida do possível, desenvolver uma atividade comunitária. Por essa razão, foram estabelecidos quatro objetivos básicos:

aglutinar profissionais de Relações Públicas;

desenvolver estudos e pesquisa em Relações Públicas;

incentivar a criação de entidades de classe;

trabalhar pela criação de curso superior de Relações Públicas em Santa Catarina.

ESTRATÉGIAS

Ficou estabelecido que, o mais rapidamente possível e com o indispensável apoio de outras empresas, seriam promovidas ações paralelas para alcançar os objetivos propostos.

A melhor forma de atingi-los seria promover encontros, manter contatos e, sobretudo, participar no Estado e fora dele, em eventos "onde pudéssemos promover as Relações Públicas e nossa atividade, em busca de credibilidade".

Definiu-se, como medida prática, que, para atingir os dois primeiros objetivos, o Grupo realizaria daí a 110 dias, o 1º Ciclo Catarinense de Relações Públicas, em colaboração com o SENAC e com o objetivo de mostrar a importância das atividades de Relações Públicas nas organizações.

AS ATIVIDADES DO GRUPO

Após a definição da realização do ciclo, foi definido o temário que incluiu nomes de autoridades no setor, empresários e autoridades nacionais.

Logo após, foram procuradas duas agências de publicidade. Uma criou a marca e logotipo do Grupo e a outra, a campanha promocional do ciclo, composta das seguintes peças: anúncio para jornal, spot para rádio, mala-direta e comercial para televisão.

Paralelamente a essas atividades, o Grupo foi contatando autoridades e empresas dos mais diversos setores de atividades, buscando sensibilizá-los para a idéia e buscando a efetiva colaboração para a realização do evento. Isso ocorreu com cerca de 40 organizações públicas e privadas de Santa Catarina, do Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

Esse trabalho apresentou, como resultado, uma reunião de profissionais, empresários, jornalistas e profissionais de áreas afins, quando foram apresentados o Grupo de Profissionais de Relações Públicas de Santa Catarina, seus objetivos e sua primeira atividade. Isso aconteceu na Casa do Jornalista, dia 17 de junho de 1981.

O trabalho foi mostrado por intermédio de exposição, projeção de transparências, apresentação do programa e da campanha promocional do evento, que era limitado a 120 participantes. A partir daí, desenvolveram-se atividades de rotina para a realização do ciclo, que se realizou de 3 a 7 de agosto de 1981.

1º Ciclo Catarinense de Relações Públicas

O professor Jessé Montello, Presidente do IBGE, foi a personalidade escolhida para abrir o evento e conceder-lhe o crédito desejado. Depois de um trabalho de divulgação antecipado pela Assessoria de Imprensa especialmente contratada, a sessão de instalação reuniu cerca de 150 pessoas que superlotaram a sala de sessões.

As surpresas agradáveis foram se sucedendo e, como acontecimentos positivos dentro do ciclo, aconteceram ainda:

Encontro Regional de Secretários de Comunicação Social de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná;

Lançamento do 3º Concurso Nacional de Outdoor;

Criação da Delegacia Regional de Santa Catarina do CONRERP/RS.

Além disso, destaca-se o fato de a profissão ter recebido uma importante divulgação dentro e fora do Estado, pois foi noticiada em O Globo, Diário Popular, Revista Briefing e num sem número de boletins de entidades de classe de Relações Públicas e das entidades ligadas a participantes ou empresas participantes do evento.

Depois do Ciclo, Campanha e Ato Solene

Como se recomenda em Relações Públicas, "nosso trabalho teve continuidade, chegou o 26 de Setembro: Dia Interamericano de Relações Públicas. Entendemos que deveríamos contar para a comunidade que o nosso dia é muito significativo".

E isso foi feito de uma forma simples. Um anúncio, com o seguinte texto: "No Dia Interamericano de Relações Públicas, nossa homenagem a todas as outras profissões que se utilizam dignamente de Relações Públicas".

Além do anúncio, 10 cartazes (outdoor) durante 15 dias exibiram o seguinte texto: "26 de Setembro, Dia Interamericano de Relações Públicas de Santa Catarina".

Além dessa campanha, a convite de seu presidente, a Assembléia Legislativa do Estado realizou sessão solene para comemorar a data e, na oportunidade, a Delegacia Regional do CONRERP, recentemente criada, entregou a carteira profissional de Vicente Impaléa Neto, primeiro profissional registrado por seu intermédio.

Data Nacional

"Aproximava-se o dia 2 de Dezembro, Dia Nacional de Relações Públicas. Tínhamos de capitalizar a data para divulgar institucionalmente a profissão. Mas, a falta de recursos e as atribuições normais de final de ano, não nos deixaram realizar mais que um cafezinho e um churrasco de confraternização."

Foram expedidos 100 convites para autoridades, imprensa e amigos para comemorar a data tomando um cafezinho com os profissionais, das 13 às 14 horas no "Senadinho".

Foi o maior sucesso, veio até um convidado de Porto Alegre: Nei Remedi de Souza, Presidente do CONRERP do Estado do Rio Grande do Sul. Além disso, o comparecimento dos demais convidados e da imprensa constituiu um excelente público multiplicador para todo o Estado.

À noite, na sede da Associação dos Empregados da Eletrosul, foi realizado um churrasco para 70 convidados, complementando as comemorações, quando foi feita uma homenagem a Antonio J. M. Cabreira, por seus 10 anos de atividades profissionais.

O Sucesso no 2º Ciclo

O ano de 1982 encontrou o Grupo já consolidado institucionalmente, o que facilitou a continuidade nas atividades e conseguir, no mês de agosto, ou seja, um ano após, o mesmo sucesso com a realização do 2º Ciclo Catarinense de Relações Públicas.

Como ponto altamente positivo: Roberto Jenkins de Lemos, atendo a um convite do Grupo, lançou o VII Congresso de Relações Publicas; na sessão de encerramento foi fundada a Associação Profissional dos Profissionais de Relações Públicas de Santa Catarina; no último dia, foi sorteada, entre os participantes, uma passagem aérea Florianópolis/Brasília/Florianópolis, como incentivo à participação do profissional no Congresso Brasileiro.

Congresso

Foram realizados anualmente encontros regionais denominados "Ciclo Catarinense de Relações Públicas", num total de oito, de 1981 a 1988.

Assim, o Grupo conquistou a honra de organizar em Florianópolis, um Congresso Nacional e um Internacional de Relações Públicas, eventos que reuniram simultaneamente setecentos profissionais em Florianópolis no mês de outubro de 1990.

"Aliás, o mais problemático mês no governo Collor. Não havia dinheiro, e os profissionais de órgãos públicos não recebiam autorização para viajar. Assim mesmo, reunimos quatrocentos e cinqüenta brasileiros e cento e cinqüenta visitantes de treze países."

A CONFIARP depositou toda a confiança num grupo de dois profissionais, aí então já denominado também como delegacia da ABRP/RS, para que realizasse do XIX Congresso Brasileiro de Relações Públicas, com a presença do líder mundial e presidente da IPRA, William (Bil) Corbet. "O convite para ingresso em entidades internacionais como a IPRA e a PRSA, foi o nosso reconhecimento internacional, culminando com a nossa fiel obediência ao Código de Atenas. Foi o nosso momento maior".

FORMA DE AVALIAÇÃO

"O fato de termos participado dos principais organismos de classes do Brasil a convite dessas instituições, ABRP, sindicatos, CONRERP e CONFERP, foi a maneira de avaliar o reconhecimento dos colegas de classe.

"A presença, no congresso, de mais de cem personalidades, da classe, da política, do jornalismo, da propaganda, do meio empresarial e de outros setores, aliada ao apoio de empresas de porte da Souza Cruz, da Credicard, da RBS, do SENAC, da FIESC, nos fez constatar a credibilidade externa."

RESULTADOS ALCANÇADOS

"Pelo que descrevemos no item anterior, constata-se que dos quatro objetivos determinados, só não alcançamos o da criação de um curso superior de Relações Públicas em nosso Estado.

"Inicialmente impedido por legislações e hoje por falta de recursos, mas, continuamos insistindo, iremos alcançá-lo!

"Mas, para nossa felicidade e pelo que acabamos de relatar, com certeza estamos perto do quinto objetivo, aliás, nossa principal meta que nasceu há dez anos atrás, em 1982: a conquista do Prêmio Opinião Pública."

Transcrição adaptada dos registros existentes no CONRERP 2ª Região – São Paulo/Paraná